A minha nova atividade editorial, que se reflete neste blog, é escrever artigos sobre fotografia para revistas que não são sobre fotografia, o que me direciona naturalmente a falar de foto amadora para fotógrafos casuais. As pessoas adoram ler artigos com dicas de fotografia. Mas como é que você fica sabendo depois se a sua técnica evoluiu?
Sem chance no Flickr e Fotolog, pois eles são em essência redes sociais e não sites de portfólio. Assim, o comadrio é a norma natural. Nunca se vê alguém apontando falhas nas fotos dos outros. Mesmo quando pessoas pedem esse tipo de orientação, a crítica bem-intencionada parece inadequada, rude, fora do lugar. Aspirantes a artistas da luz perdem suas ambições e acabam viciados no elogio fácil e nas medalhinhas imaginárias.
Daí explica-se o meu prazer e fascinação ao ler o FotoGlobo, blog dos fotógrafos do jornal O Globo. Eles convidam os leitores a enviarem suas fotos para serem criticadas. E baixam a lenha sem nenhuma dó e sem receio de ofender ou humilhar. Está bem assim, porque todas as críticas deles são construtivas. Quem aspira a artista precisa às vezes ouvir o que não quer, senão não cresce.
O mais fascinante é que ao analisar as fotos junto com o blog, você detecta alguns erros recorrentes nas fotos amadoras. Esses erros podem até ser classificados num conjunto restrito de problemas fundamentais da fotografia, que eu chamei de 12 Pecados. Leia, reflita e depois conte-me o que achou.
OS 12 PECADOS, UM POR UM
1. Enquadramento centralizado no assunto, esquecendo de compor a cena
É o que chamo de “visão de túnel”: na excitação de capturar o momento, a pessoa só enxerga a área central do campo de imagem e esquece o resto, enquadrando cenas bonitas de forma desarmônica e desleixada. Todo mundo, inclusive eu e você, já fez alguma dessas fotos em que a namorada está parada como um poste no centro da foto, dividindo o quadro simetricamente em duas massas confusas de poluição visual que não comunicam nada. Solução: aprenda a compor de maneira descentralizada e a enquadrar na vertical.
2. Objetos estranhos interferindo com o assunto principal
Esse erro é uma extensão do primeiro. Fundos que distraem, fundos sem contraste, fundos com luz melhor que a do assunto da foto, objetos que poderiam perfeitamente ficar fora da composição, pedaços de dedos na frente da lente. Quase sempre dá para achar um novo ângulo que resulte num fundo mais limpo. Ou então, se a lente permitir, forçar o desfoque do fundo com uma abertura generosa.
3. Horizonte desnivelado
A maioria das pessoas que enviou suas fotos para o FotoGlobo não tem a mais rudimentar noção de prumo. A quantidade de imagens com a câmera torta é tão absurda que ficou clara para mim a necessidade de a indústria fotográfica dar um passo além das perfumarias do momento e incluir nas câmeras amadoras uma função verdadeiramente útil: autonivelamento do sensor. Ou isso, ou as pessoas passam a prestar atenção num problema óbvio.
4. Captura precipitada
A pessoa vê uma cena estática e tranquila, como uma paisagem, e clica afobadamente a partir de onde está, sem caminhar um pouquinho que seja para achar o melhor ângulo. Em fotos tiradas de ônibus turístico, ainda se compreende e perdoa. Num passeio a pé, não.
5. Luz do dia ruim
Se tiver ao alcance um programa de edição de imagem (e vamos admitir, todo mundo tem, mesmo que pirata), faça uma curva de contraste para ressuscitar os brilhos esmaecidos pelo céu nublado. Ou recuperar as sombras duras projetadas pelo sol forte. Mas o melhor jeito mesmo é escolher um horário de luz bonita para fazer a foto. Ou então, carregar um rebatedor e unidade de flash externo. Opa, aí já não sei se continua sendo fotografia amadora.
6. Objetos desnecessariamente distantes
Chegue perto do assunto. Se não der, use o zoom. Hoje em dia todas as câmeras compactas têm um senhor zoom. Não tem mais desculpa continuar fazendo aquelas fotos que eram típicas das point & shoots antigas de lente fixa de 35mm, que consistiam em vastos campos salpicados de detalhinhos minúsculos.
7. Pessoas com mãos, pés ou cabeça cortados
Se é para ser retrato de corpo inteiro, que seja – literalmente. Se é para ser um plano parcial, isso tem que estar bem definido. Se tem braço inteiro, precisa ter mão. Ah, é que a pessoa está tão lindinha nessa foto que você torce para ninguém reparar na mancada? Refaça o corte mais fechado. Não rolou? Resigne-se, tire a foto do álbum e tenha mais cuidado na próxima oportunidade.
8. Flash disparado sem necessidade
Profundamente irritante, mais ainda se ele pegou numa superfície refletiva no fundo e carimbou um clarão totalmente gratuito na contraluz. Calculo que uns 80% das fotos amadoras feitas com flash ficariam muito melhores sem ele.
9. Foto de cartão postal com ângulo manjado
Não importa que a imagem é tecnicamente correta. Continua sendo banal e redundante. Como essa foto do local turístico já existe na forma de cartão postal, vá à lojinha de souvenirs e compre-o. A seguir, use a sua câmera para tentar algo diferente e personalizado.
10. Assinatura horrível num canto
Não adianta nada. Se algum maluco quiser roubar sua foto pela Internet, a assinatura não o impedirá: basta cropar o seu nominho fora. Além de o texto distrair o olho do assunto da foto, a imensa maioria das pessoas não tem bom gosto tipográfico. Pronto, falei.
11. Lusco-fusco e crepúsculo entulhados
Objetos silhuetados atrapalhando no primeiro plano: postes, fios elétricos, prédios etc. Esse descuido comum se deve a uma variante da “visão de túnel”: o fotógrafo fascinado pela luz colorida do céu esquece de compor a cena. Inclua esses elementos no enquadramento de alguma maneira coerente ou deixe-os de fora.
12. Assunto de mau gosto
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